A Polícia Federal fez nesta quinta-feira a Operação Quadro-Negro para desarticular uma organização criminosa envolvida em desvio de verbas destinadas à educação pública na UFF, a Universidade Federal Fluminense, em Niterói.
Os agentes cumpriram os quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal de Niterói e apreenderam telefones celulares, equipamentos eletrônicos e vários documentos. O material será submetido à perícia técnica para continuidade das investigações.
Segundo a Polícia Federal, a investigação, que começou há seis anos, identificou desvio de R$ 3,7 milhões em contratações entre a UFF e uma grande empresa de terceirização de mão de obra no período de 2011 a 2015.
A fraude ocorria na contratação da empresa e a cada pagamento pela execução do contrato eram feitos pagamentos a um instituto ou uma empresa de consultoria de propriedade e controle de um professor e servidor da UFF, que utilizavam um contrato de prestação de serviço fictício de consultoria para justificar os recebimentos.
Ainda de acordo com a PF, além do desvio de verbas, são investigados os crimes de licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A operação também busca identificar se os desvios de verba destinados à educação pública federal continuaram após o ano de 2015.
A UFF informou que desconhece os fatos, aguarda mais informações da Polícia Federal sobre a investigação e que está à disposição das autoridades para os esclarecimentos.





