logo Agência Brasil
Geral

Ministério da Integração ajuda Distrito Federal e estados atingidos pela seca

Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 03/02/2017 - 18:42
Brasília

A seca que atinge o Distrito Federal chamou atenção do governo Michel Temer. O Ministério da integração Nacional informou hoje que o DF poderá ter o a recursos financeiros e materiais de apoio emergencial. As poucas chuvas que caem sobre o DF não têm sido suficientes para aumentar o nível do reservatório da Barragem do Descoberto, que abastece 65% da população.

O governo de Brasília tem tomado medidas como decretar o racionamento de água para a população e situação de emergência no dia 25 de janeiro. A ajuda para enfrentar a seca também foi estendida aos municípios de Viçosa (AL), Antas (BA), Curaçá (BA), Baixa Grande (BA) e Palmas de Monte Alto (BA), que sofrem com a falta de chuvas.

O o aos recursos emergenciais oferecidos pelo governo federal dependem da apresentação de um plano detalhado de resposta, que pode ser feito por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). O sistema deve ser ado no site do Ministério da Integração.

Chuvas em excesso

Se em alguns lugares falta água, em outros tem chovido além da conta. O Ministério da Integração também oferece o mesmo apoio financeiro e de materiais aos municípios de Blumenau (SC), onde foi registrado deslizamento de solo; e em Cruzeiro do Sul (AC), Vespasiano (MG), Conselheiro Mairinck (PR), Alfredo Wagner (SC), Laguna (SC), Lauro Muller (SC), Rancho Queimado (SC), que sofrem com chuvas intensas, inundações e enxurradas.

A ajuda também é oferecida ao município de Rosário do Sul (RS), que foi atingido por um forte vendaval, que destruiu várias casas, em janeiro.