logo Agência Brasil
Economia

IPCA fica em 0,36% em maio e acumula alta de 5,4% nos últimos 12 meses

No ano, prévia da inflação acumula alta de 2,8%
Baixar
Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional
27/05/2025 - 11:24
Rio de Janeiro
economia ilustração 2
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

A prévia da inflação, medida pelo IPCA-15, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, ficou em 0,36% em maio, uma queda em relação ao mês de abril, quando alcançou 0,43%. O índice também é menor que o de maio do ano ado, de 0,44%.  

No ano, o IPCA-15 acumula alta de 2,8% e, nos últimos 12 meses, de 5,4%. Essas informações foram divulgadas pelo IBGE nesta terça-feira (27). 

Em maio, sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram aumentos, com destaque para Vestuário, seguido de Saúde e cuidados pessoais e Habitação. Os maiores impactos positivos nesses grupos foram dos medicamentos, reflexo do reajuste de preços ao fim de março, e da energia elétrica residencial, influenciada pela mudança na bandeira tarifária para amarela. 

Por outro lado, registraram queda os grupos Transportes, com maior impacto negativo pela redução no preço das agens aéreas, e Artigos de residência. 

O IPCA-15 se refere às famílias com rendimento de 1 a 40 salários-mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia.